24/02/2014

Como aproveitar 1 hora sozinha em casa

Há 2 dias da semana em que fico cerca de hora e meia sozinha em casa. O pai leva os miúdos às actividades e eu fico por minha conta. É delicioso...

Costumava aproveitar este tempo para tratar da casa, limpar qualquer coisa, adiantar o jantar... Mas rapidamente percebi que é uma sorte ter este tempo, todas as semanas, só para mim, e deveria aproveitá-lo de outra forma, não tratando da casa, trabalhando ou fazendo tarefas chatas.

Então, como é que aproveito este tempo?

> pratico yoga
A esta hora da tarde o corpo está quente e flexível e a prática de yoga tem outro gosto, em comparação com a manhã. Como estou sozinha em casa, não há distracções. Consigo fazer uma boa prática de mais de uma hora e ainda meditar um pouco. Outras vezes faço uma pequena prática de yoga restaurativo, sobretudo naqueles dias em que chego mais cansada a casa.

> relaxo com música
Adoro aquelas músicas zen para relaxar (estou a ouvir esta enquanto escrevo isto). Não ligo a televisão, não ouço músicas mais mexidas, não faço telefonemas. Até posso arrumar roupa ou lavar louça - mas sempre com a música no fundo.

> leio
Muitas vezes combino a leitura com a música. Há uns anos era capaz de ficar um dia inteiro estendida no sofá a ler e a ouvir música - não é que coisa que agora tenha disponibilidade para fazer durante um dia inteiro, mas durante uma hora e pouco, consigo. E que bem que sabe...

> queimo incenso
Adoro incenso. Queimo um pauzinho de incenso praticamente todos os dias, quando não é mais que um. Gosto de acendê-lo e passear pela casa com ele. No entanto (e infelizmente...), o incenso pode causar alguns problemas de saúde e é preciso saber usá-lo...

> saboreio um chá
Chá é a minha bebida de eleição. Adoro relaxar ao fim do dia com uma chávena de chá quente na mão...

> tomo um banho de imersão
Esta é mais rara, mas já aconteceu. Encho a banheira com água quente, junto uns sais de banho, ponho uma música de spa a tocar e descontraio durante algum tempo... até que a água fique desconfortável... Não costumo tomar estes banhos de imersão com frequência (é talvez um por ano) porque custa-me gastar tanta água... mas que sabem bem, isso sabem!

> não faço nada
De vez em quando também faz falta parar e não fazer nada. Esta hora sozinha em casa é boa para isso - para, simplesmente, estar, em vez de fazer. Gosto de olhar pelas janelas, brincar com os gatos, ficar em silêncio...

E tu, o que fazes quando estás sozinha em casa?



>>>>>
Gostaste deste post? Podes partilhá-lo usando os botões abaixo.
Não queres perder outros posts? Subscreve as actualizações do blog usando uma das opções da barra lateral.
Podes também {subscrever a newsletter} e receber de oferta dois ebooks sobre organização e simplificação!
Obrigada!!

11 comentários:

  1. Olà Rita, Tenho muito menos tempo para mim que anteriormente, mas ainda nese momento estou sozinha em casa de folga, e sim faço o mesmo que tu, preciso de estar sozinha comigo para ler para estar em silencio, para escrever, sempre com a tv desligada, ja basta a barulheira quando todos estao em casa :)!!! Enfim identifico me muito com os teus habitos tambem... Casinha tratada para hoje puder aproveitar ao maximo este dia so para mim :) Ah e os incensos nao sabia!! Bolas temos mesmo que queimar com muita moderacao!! Beijokas e bons bocadinhos so teus!!

    ResponderEliminar
  2. ler, fazer alongamentos ou pintar :)

    ResponderEliminar
  3. bom dia Rita
    :) só uma dica... podes fazer o teu próprio incenso, é fácil, barato e acima de tudo muito mais saudável.
    Desde que eu faço o meu nunca mais comprei incenso desses comerciais! Vou à natureza colher os ingredientes, a resina compro numa loja em Sintra e as combinações variam consoante o meu desejo. Uso carvão vegetal para queimar estas misturas e assim fico com o meu lar livre de tóxinas e perfumado ao mesmo tempo.
    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Ouço música e aproveito para pensar relaxada. Ou então danço ;)

    www.prontaevestida.com

    ResponderEliminar
  5. No meu caso (quando consigo sair a horas do trabalho) tenho quase 1h para mim. Costumo praticar algum exercício (só 15min), faço um lanche saudável e depois... medito, ou leio, dou uma espreitadela no blog ou faço pesquisa, tomo um banho de imersão ao som de música relaxante, leio... neste espaço de tempo só me envolvo em coisas que me fazem feliz. Sinto que com isto reponho energias, trato mais facilmente das tarefas domésticas, sou melhor mãe e esposa.
    Claro que há sempre aquelas vozes que criticam o facto de tirar este tempo para mim. Mas, o que acontece é que não desperdiço tempo noutras coisas (como por exemplo estar na má língua no trabalho, passar horas no facebook, etc.), concluo as tarefas mais rapidamente e assim sobra-me mais tempo para o que considero essencial. Ganho eu e ganha família!
    Por isso, concordo em pleno com o que dizes, devemos MESMO tirar tempo para nós. Até acrescento, que se tu própria não fores feliz, mais dificuldades terás em fazer feliz quem está à tua volta (o que inclui marido e filhos).
    Continua! :)

    ResponderEliminar
  6. Bom dia Rita,
    Também aproveito o meu tempo sozinha em casa para ler, ouvir música, meditar, fazer yoga ou fazer tricot (que gosto imenso de fazer, especialmente no Inverno), sempre com uma música calma...muitas vezes oiço e canto mantras (gosto muito de ouvir a Deva Premal). Quanto aos incensos, também já tinha lido que eram na maioria tóxicos pelo que ultimamente optei por "queimar" oléos essenciais biológicos que compro no Celeiro. Contudo, a dica da Olga é muito boa :) penso que vou experimentar :)
    Olga, podes dizer-me sff qual é a loja de Sintra em que compras a resina? Obrigada.
    Bem hajam

    Alexandra

    ResponderEliminar
  7. Rita,

    Você tem me ajudado tanto... Sou imensamente grata a você por tudo que compartilhas!

    Quando estou sozinha em casa, gosto muito de ler e fazer carinho nas minhas duas cadelinhas. Aproveito também o momento para relaxar, deitar na cama e pensar na minha vida, no mundo...

    Um grande beijo!

    ResponderEliminar
  8. Isso nunca me acontece. Há 11 anos que não sei o que é estar sozinha em casa um minuto que seja. Por isso... acho que ficava completamente perdida sem saber o que (não) fazer.
    Susana

    ResponderEliminar
  9. Eu tenho muito tempo para estar em casa... Não ter miúdos é uma das razões...

    Antes fazia-me muita confusão, porque somos habituados a "fazer" coisas constantemente. Mas aprendi a estar comigo em paz... E acreditem que não é fácil (aqui compreendo bem o "medo" da leitora anterior, a Susana :) )

    Houve muitas coisas que me ajudaram a aceitar aquilo que eu achava um "fardo".
    O blogue da Rita é uma delas: gosto de espreitar de vez em quando o que ela escreve :)

    Deixo apenas uma mais das que me cruzaram o caminho: um livrinho intitulado "A Arte de Não Fazer Nada".
    (Podem ver aqui: http://www.ronaud.com/livros/resenha-e-critica-do-livro-a-arte-de-nao-fazer-nada/)

    ResponderEliminar
  10. Sozinha em casa? Ja nem sei o que isso é...ando com os horarios iguais ao homem...nem 1 minuto de pasmaceira tenho...aproveita bem!!

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...