05/02/2014

12 rituais para um dia sereno

Como sabem, eu gosto de hábitos e de rotinas e sinto-me perdida quando os meus ritmos diários são quebrados. Olhando para o meu dia a dia, verifiquei que há 12 coisas que costumo fazer todos os dias (ou tento - às vezes falha...) que considero indispensáveis ao meu bom funcionamento...



Ao acordar




Idealmente faço a prática de ashtanga vinyasa yoga completa de manhã, o que me leva cerca de uma hora e um quarto. Se não tiver esse tempo disponível, faço uma prática mais curta, nem que seja só umas saudações ao sol e uma inversão (adoro começar o dia de cabeça para baixo)...


A meditação permite-me acalmar a mente e começar o dia mais focada. Gosto de meditar durante 15 minutos de manhã, mas às vezes faço só 5. É sempre benéfico! O mais difícil é mesmo sentar e começar, mas depois sabe muito bem.

5 || Planear o dia

Costumava planear o dia seguinte no fim do dia anterior, mas agora tenho-o feito de manhã, pois planeio as coisas dependendo da minha vontade no momento. Por exemplo, às vezes apetece-me ficar em casa a trabalhar e assim planeio as coisas nesse sentido.


Beber um smoothie ao pequeno-almoço já se enraizou de tal maneira no meu dia a dia que nem sei como é que passei tanto tempo sem ele... Faço sempre entre meio e um litro e quando sobra levo para o trabalho para beber a meio da manhã. É uma delícia! Ah, e desde que comecei estes novos rituais, nomeadamente o smoothie e a água morna com limão, ainda não me constipei (e eu costumava andar sempre constipada no inverno)!



Antes de deitar

7 || Preparar a roupa para o dia seguinte

Este hábito permite poupar imenso tempo de manhã. Preparando a roupa na noite anterior evito passar minutos preciosos de manhã a olhar para o roupeiro à procura de alguma coisa para vestir...

8 || Planear o almoço e o jantar do dia seguinte

Ultimamente tenho almoçado em casa e tem sabido muito bem mudar de ares à hora de almoço - já lá vai o tempo em que almoçava no gabinete... Mas para que tal funcione, ou tenho que ter o almoço já pronto ou alguma coisa preparada ou descongelada que possa fazer rapidamente. Assim, na noite anterior penso logo no que vamos comer no dia seguinte e faço os preparativos necessários (costumo planear várias refeições para a semana, mas não lhes atribuo um dia específico). 

9 || Yoga para relaxar

Antes de dormir não se deve fazer exercício físico vigoroso, pois pode tirar o sono, mas uns alongamentos ou um yoga suave relaxam o corpo e fazem dormir melhor. Eu gosto de fazer algumas saudações à lua.

10 || Meditação

A minha prática de meditação à noite não é tão formal como a da manhã, mas é sempre bom acalmar a corrente de pensamentos antes de dormir. Gosto de me sentar na cama, fechar os olhos durante uns minutos e focar-me na respiração.

11 || Escrever

Na cama aproveito também para escrever no meu diário. Às vezes não tenho nada para dizer, outras vezes não consigo parar de escrever. Escrever no diário ajuda-me a pôr as ideias e emoções em ordem.

12 || Ler

Por fim, já deitada, adoro ler. Prefiro ler ficção antes de dormir e tenho uma paixão por policiais. Costumo ler até já não conseguir abrir os olhos e às vezes ainda fico de luz acesa até às tantas para acabar o livro...


E tu, quais são os teus rituais diários indispensáveis?



>>>>>
Gostaste deste post? Podes partilhá-lo usando os botões abaixo.
Não queres perder outros posts? Subscreve as actualizações do blog usando uma das opções da barra lateral.
Podes também {subscrever a newsletter} e receber de oferta dois ebooks sobre organização e simplificação!
Obrigada!!

9 comentários:

  1. Mais uma vez: uma inspiração. Obrigada por partilhares isto tudo. Significa muito para nós, que te lemos :) Um beijinho*

    ResponderEliminar
  2. Já consegui implantar o hábito da água com limão de manhã e também estou preferindo planear o dia pela manhã. E estou fazendo da noite um período mais calmo para que o sono venha com mais facilidade: estou me acostumando a ver programas mais tranquilos à noite na TV, mas às vezes gosto de assistir série mais agitadas, como The Blacklist ou Criminal Minds, mas depois assisto coisas mais tranquilas ou leio um livro. Meu maior problema é planear o almoço: não gosto muito de cozinhar, então fico a enrolar e enrolar e muitas vezes tenho que comprar comida pronta...que é mais cara e nem sempre tão saudável. Beijos do Brasil.

    ResponderEliminar
  3. Bom eu tenho 4 miudos pelo que ´:
    De manhã, levantome e rezo ao meu anjo ada guarda, medito um pouco quando consigo e bebo a água com limão, sim! :) e como uma taça de cerais com bagas de goji e leite de soja - e vou pensando na roupa que vou vestir. Acordo os miudos e visto-os, eles comem o pequeno almoço preparado pelo pai.

    Ao fim do dia confessso que é mais dificil relaxar, mas bebo quase sempre um chá antes de dormir e medito e rezo deitada até adormecer.
    Eu escolho a roupa de manhã - não perco muito tempo porque vou pensando enquanto como.

    ResponderEliminar
  4. Planear o dia pela manhã é uma dica fundamental para gerir bem o tempo e conseguir fazer tudo (ou quase) que pretendo.
    Ao deitar, preparar a roupa e ler.

    www.prontaevestida.com

    ResponderEliminar
  5. Oi, Rita, muito obrigada pelo texto. Estou a buscar mais equilíbrio e serenidade para minha vida, seus posts têm me ajudado muito.

    bjos

    ResponderEliminar
  6. É ao ler posts como este que verifico que vivo no meio do caos!!! Como é que conseguem????

    ResponderEliminar
  7. Ao contrario de ti nao gosto de rotinas, tento sempre meditar mal acorde, quando ainda nem tive tempo pa pensar. Deixo me ir e estou concentrada meia hora. Para manter a minha serenidade evito locais com muitas pessoas, por isso aboli os shppings. Afasto me de pessoas q estao constantemente a falar mal de outras ou a criticar, as energias negativas atingem ke facilmente e torno me nervosa e stressada. Continuo sem comer carne, pois fico rmais tranquila, a carne torna me agressiva. Tento fazer maximo de exercicio nem que seja um passeio ate a praia. E tento praticar o bem, dar elogios, dizer piadas, porque acredito na lei da atracao e do what goes around comes around. Sinto que O yoga ira aparecer na minha vida de forma regular mais tarde.

    ResponderEliminar
  8. A cada dia estou melhorando duas atividades que desejava fazer parte do meu dia a dia, porém não conseguia introduzi-los a meditação e yoga. Acredito que a rotina está ligada a disciplina o que é saudável e só traz benefícios, portanto ao acordar medito e faço a saudação ao sol e em seguida saio para uma corrida de 5 km, volto e faço meu café da manhã. Como acordo muito cedo, cinco da manhã, não consigo ficar acordada até mais tarde, durmo as nove da noite e como você adoro ler e escrever o que não consigo fazer tds os dias. Depois que adotei essa rotina estou mais disposta e feliz. Saiba que seu blog me inspira a continuar assim como me inspirou a fazer a prática da yoga em casa onde antes só fazia no Instituto Grande Fraternidade Universal aqui em Brasília, Brasil. Obrigada por suas grandes inspirações e um fraterno abraço

    ResponderEliminar
  9. Olá Rita, tenho andado a pesquisar algumas coisas sobre esse misterioso processo de Oil Pulling e embora ainda só o tenha experimentado uma vez ( fiquei um pouco desapontada porque ele não se transformou na tal substancia branca e leitosa no fim), tenho algumas dúvidas. Hoje deparei-me com este artigo, e lembrei-me de te deixar aqui o LInk: http://www.huffingtonpost.com/2014/03/12/oil-pulling_n_4943808.html?utm_hp_ref=healthy-living

    Abraço
    Daniela

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...