26/12/2013

Palavra para 2014 || SERENIDADE


Todos os anos, na semana entre o Natal e a passagem de ano, é a mesma coisa - entro num estado de reflexão. Penso no ano que passou, no que fiz, no que aprendi, no que evoluí. E se há ano que foi diferente, foi este ano de 2013.

A mudança, na verdade, começou no fim de 2012. Descobri a meditação e isso trouxe consigo muitas coisas boas. Com a meditação veio o yoga, e com o yoga abracei pela primeira vez nesta vida a minha espiritualidade. O yoga e o minimalismo andam de mãos dadas e isso, para mim, traduz-se num estilo de vida mais lento, mais consciente, mais intencional e mais feliz.

Como comecei a olhar mais para dentro de mim e a conhecer-me melhor, percebi que há coisas que têm que mudar na minha vida, sobretudo a nível profissional. Desde que admiti a mim mesma que essa mudança é necessária (um processo que me levou quase 1 ano), sinto-me tranquila como nunca antes me tinha sentido. Agora sei o que quero, sei qual é a minha missão, e 2014 vai ser o ano de levar as coisas para a frente.

2014 vai ser um grande ano e a palavra que o definirá será serenidade.

> O yoga como prática espiritual veio para ficar. Se há prática que me faz sentir plena e una com o todo, é o yoga. Em termos de prática de asana, o ashtanga vinyasa é o que me faz sentir em casa e me faz bem - ao corpo, mente e espírito.

> Não é só o yoga. Outros ensinamentos orientais, mais ou menos relacionados com o yoga, como a Ayurveda, o budismo, etc., tudo isso faz imenso sentido para mim. A vida que quero é, sem dúvida, uma vida baseada nesses ensinamentos e práticas. 

> Mudanças profissionais são necessárias. Não vou entrar em pormenores, mas o que aí vem é, acredito, a minha missão como cientista.

> Relembrei-me que adoro andar a pé, seja em deslocações necessárias, seja por prazer. Quero começar a fazer mais caminhadas em família em sítios lindos do Algarve, como a Rocha da Pena ou a Fonte Benémola.

> Recomecei a nadar enquanto os miúdos estão na aula de natação e relembrei-me que esta é uma forma mais interessante de passar o tempo em vez de ficar sentada na bancada.

> O blog é uma paixão que será mais alimentada e acarinhada. Aqui continuarei a escrever sobre os assuntos que me apaixonam: minimalismo, organização, finanças, produtividade, gestão do tempo,vida verde, yoga, etc... Não vou, como já alguém pediu, escrever só sobre organização. Este blog é sobre aquilo de que gosto e os meus gostos são mais vastos. Se não gostas dos posts sobre yoga, não os leias. Se não gostas de posts sobre finanças, não os leias. Se não gostas de posts sobre minimalismo, não os leias. Ninguém é obrigado a ler o que escrevo, assim como eu não sou obrigada a escrever só sobre um assunto ou sobre assuntos que não me dizem nada. Se o fizesse, não estaria a ser verdadeira. O que posso prometer, no entanto, é que escreverei sobre todos estes temas e não deixarei que um domine por completo o blog.

> Quero ser mais frugal. O (meu próprio) consumismo, o desperdício, os excessos, são coisas que incomodam. Quero também ser mais verde. Já tenho muitas comportamentos amigos do ambiente, mas quero ser ainda mais consciente do que faço e fazer mais.

> Aceitei, sem vergonhas ou complexos, de que sou, sempre fui, uma pessoa introvertida. Prefiro estar sozinha. Li algures que os extrovertidos precisam de estar com outras pessoas para terem energia, ao passo que para os introvertidos, estar com pessoas suga-lhes a energia - e isto é mesmo verdade. Percebi porque é que gosto de ser cientista, trabalho que não exige muita interacção com muitas pessoas, percebi porque é que gosto de almoçar sozinha, percebi porque é que não gosto de sair, nem ir beber cafezinhos, nem confraternizar nos corredores, nem estar com muitas pessoas ao pé. Resumidamente, I'm not a people's person. Sou introvertida e não tem mal nenhum nisso.


Portanto, 2014 será um ano fantástico... e sereno.


E tu, qual a tua palavra para 2014?


>>>>>
Gostaste deste post? Podes partilhá-lo usando os botões abaixo.
Não queres perder outros posts? Subscreve as actualizações do blog usando uma das opções da barra lateral.
Podes também {subscrever a newsletter} e receber de oferta dois ebooks sobre organização e simplificação!
Obrigada!!
{Blog}
{Facebook}


18 comentários:

  1. Belíssimas decisões! Ainda não organizei as minhas mas espero aproveitar esta semana para tratar disso. Sinto necessidade de fazer algumas alterações na minha vida e vou aproveitar esta mudança de calendário para o fazer. O teu blog tem sido uma grande inspiração nesse sentido e por isso só te posso agradecer. Votos de um bom ano de 2014. Bjs

    ResponderEliminar
  2. Rita, muito e muito obrigada por estares desse lado. É tudo o que tenho a dizer!

    :)

    ResponderEliminar
  3. "Aceitei sem vergonhas ou complexos..."; revi-me completamente nesse comentário e concordo plenamente. Obrigada pelo seu blog, pela ajuda que me tem dado nesta vida frenética que levamos!
    Elisa

    ResponderEliminar
  4. A minha palavra para 2014: foco! Obrigada por sua contribuição no meu desenvolvimento pessoal. A escrita de suas experiências e vivências me inspiraram a ter cada dia uma vida mais conectada comigo mesma e com o meu desejo. Saúde para vc e sua família. Abraço forte.

    ResponderEliminar
  5. Serenidade é a palavra !Adoro seu blog! Seu blog é inspirador e tem me ajudado bastante, obrigada! Beijos.
    Cilene.

    ResponderEliminar
  6. Adoro seu blog, é uma inspiração, sempre! Também estou numa época de revisões na vida e também tenho certeza que 2014 será melhor que 2013 (que já foi muito bom) porque agora tenho um caminho mais seguro por onde caminhar. Concordo plenamente com seu comentário sobre os introvertidos e também prefiro estar sozinha com meus gatinhos, que são excelentes companhias, sempre tranquilos e divertidos. Minha palavra para 2014? Desenvolvimento: pessoal, espiritual, intelectual. Organizar minha casa, doar tudo que não preciso, ler mais e aproveitar a companhia das pessoas que realmente valem a pena. Obrigada por mais um ano de posts inspiradores e, pelas suas palavras, tenho certeza que seu blog vai continuar a me inspirar em 2014. Feliz Ano
    Novo, Rita! A você e toda a família.
    Abraços aqui do Brasil
    Kathia

    ResponderEliminar
  7. Já gostava de ler o blog e neste post está centrado o porquê: honestidade e chegar mais perto de nós mesmos. Obrigada por partilhar com tanta simplicidade. A minha palavra para este ano é relaxamento. É o que preciso para desembrulhar o que sou.

    Beijinhos e obrigada, mais um vez.
    Clara

    ResponderEliminar
  8. Rita, maravilhoso post. Pensei em escrever um parecido e ele ia ficar MUITO similar ao seu. Hoje mesmo estava refletindo sobre decisões frugais no dia a dia e pensando a respeito. Vou fazer altas mudanças no blog por conta disso também. Tudo se reflete, não é?

    Que você e sua família tenham um feliz 2014.

    ResponderEliminar
  9. Essas reflexões são muito válidas. Um 2014 melhor que este.
    Bjs

    ResponderEliminar
  10. Rita, obrigada por este e por muitos outros posts que me inspiraram neste ano. Você tem razão quando diz que devemos ler os posts dos assuntos que nos agradam. Eu, por exemplo, não consigo seguir aqueles que falam sobre organização ou finanças, pois a realidade da minha vida é bem diferente. Porém, adoro os assuntos Minimalismo, Simplificação e sobretudo Yoga e Meditação. Agradeço imensamente.
    Desejo um 2014 muito feliz, para você e sua família.
    Um grande abraço aqui do Brasil.
    Valkyria

    ResponderEliminar
  11. Belas palavras! Continue com sua criatividade na escrita e nos assuntos variados, pois sempre me inspiram!
    Feliz 2014, do Brasil - Clara.

    ResponderEliminar
  12. Oi Rita, sempre leio seu blog e venho agradecer o muito que aprendo, me indentifico e me inspiro. - "os extrovertidos precisam de estar com outras pessoas para terem energia, ao passo que para os introvertidos, estar com pessoas suga-lhes a energia" - achei interessante, eu sou introvertida e sempre digo que não sei conversar com mais de duas pessoas ao mesmo tempo,rsrs A palavra é Agora. Feliz 2014!!!

    ResponderEliminar
  13. A propósito da introversão (eu também sou): http://www.youtube.com/watch?v=c0KYU2j0TM4
    Bom ano e obrigada pelo blog.

    ResponderEliminar
  14. Oi Rita,
    Então, estou pensando sobre o que farei em 2014. Comecei a fazer mudanças no sentido de ter uma vida mais simples em 2013. Sinto que só comecei, então em 2014 vou seguir neste caminho.A minha palavra é flexibilidade, eu era muito rígida, fazia as coisas sempre do mesmo jeito, tinha ideia preconcebida sobre várias coisas. Eu quero fazer diferente, ser flexivel e aceitar as situações da vida.
    Bem, eu me considero uma pessoa introvertida também. Eu prefiro está sozinha e em silêncio. E acho que não tem nada de errado nisso. Acho que as pessoas são apenas diferentes.
    Obrigada e feliz 2014

    ResponderEliminar
  15. Lindo post, Rita! Me identifiquei muito com esta questão sobre ser introvertida, eu tbm sou assim...minhas energias se esgotam facilmente com pessoas e seus desabafos, festas, confraternizações e cafezinhos que nada me acrescentam, até encontrar alguns parentes me faz mal, sinto que minha energia foi tragada e fisicamente percebo os resultados. Hoje, ao invés do complexo (eu tinha), aceitei que ser introvertida me poupa a saúde e o coração. Procuro ser gentil com as pessoas, mas me entregar nas mãos delas como antes eu fazia, indo contra as minhas vontades e fazendo de tudo para agradar qualquer um menos a mim, isso nunca mais! Percebo que as pessoas extrovertidas sentem necessidade de serem notadas, reconhecidas...isso eu já consigo fazer por mim mesma! mais uma vez obrigada pelo insight. Que seu 2014 seja maravilhoso! bjs

    ResponderEliminar
  16. também costumo pensar muito nesta época do ano, ainda estou em fase de reflexão. identifiquei-me com algumas das coisas que descreves.

    *Feliz 2014*

    ResponderEliminar
  17. Que legal esse post! Vim aqui através de um post da Thais Godinho, não é a primeira vez que ela me direciona pra cá e que gosto do que leio. Vou começar a seguir seu blog.

    Me identifiquei bastante com as suas posições sobre a vida e sua aceitação em ser introvertida - li essa questão de pessoas sugarem nossa energia no ótimo livro da Susan Cain, "The Power of Quiet". E sou bem assim também.

    Desejo um bom ano pra você e pra todos nós, espero caminhar por essa sua trilha da yoga e da vida mais verde em 2014!

    ResponderEliminar
  18. a minha palavra é "simplificar". quero destralhar minha casa, minha mente e minha vida e focar no que realmente importa. feliz 2014!

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...