22/04/2013

Uma só televisão

Um. Um é o número de televisões que temos em casa. Foi um longo caminho, passar de quatro televisões para uma, mas agora que já chegámos, parece incrível como é que fomos capaz de viver vários anos com quatro aparelhos!

As nossas quatro televisões estavam distribuídas pela casa: uma na sala, uma na cozinha, uma no nosso quarto e a última no quarto dos miúdos.

Como comecei a ver cada vez menos televisão, quatro televisões em casa começou a parecer-me desnecessário e até ridículo. A primeira televisão a ir foi a do nosso quarto. De qualquer modo, não servia para muito. Ligava-a às vezes de manhã para ver as notícias, mas as notícias deprimentes que passam na tv cada vez me interessam menos. Um dia desligámos o cabo e guardámos o comando na gaveta. Finalmente, quando pintámos o quarto o ano passado, a televisão e o suporte de parede foram-se de vez.

Depois, virei a minha atenção para a televisão da cozinha, que lá estava em cima do frigorífico. Ligávamos a televisão sobretudo durante o jantar. Esta tinha antena e quando veio a TDT, a tv foi ficando sem sinal. Até que um dia a tirámos de cima do frigorífico. E assim ficámos com duas televisões em casa.

A televisão no quarto dos miúdos era a que me preocupava mais. Lembro-me perfeitamente do dia em que comprámos essa televisão, com leitor de DVD incorporado, e admito que foi das piores ideias que tivemos. Já a tinha tirado de lá várias vezes como castigo, mas acabava sempre por voltar. Até ao dia em que tirei-a de vez. Já lá vão vários meses e a tv ainda não voltou para o seu sítio (está escondida no meu roupeiro, mas quero ver-me livre dela através do custo justo ou olx...). 

Ficámos então com uma só televisão, na sala.

A televisão

Às vezes é complicado, claro, quando todos queremos ver alguma coisa... Eu vejo religiosamente duas séries apenas: Grey's Anatomy e Scandal, ambas da Fox Life. São as séries para passar roupa a ferro, ou seja, aproveito para passar a roupa enquanto vejo estas séries na televisão (seja em directo ou gravado). Os miúdos e o pai lá vão partilhando a tv da melhor forma. Os miúdos vêm bonecos um bocadinho de manhã e quando chegam a casa, antes de fazerem os trabalhos de casa. Depois do jantar, é a hora do pai. Mas muitas vezes consigo desligar a tv para jogarmos às cartas, jogos de tabuleiro, fazer puzzles e legos. 

O tempo que os miúdos passam agora nestas actividades mais educativas aumentou consideravelmente. Eles já não se enfiam no quarto após o jantar a ver televisão. Muitas vezes vão para o quarto, mas em vez de ficarem colados ao écran como acontecia há uns meses atrás, eles agora brincam, desenham, ouvem música.

Ao jantar, além de falarmos mais sobre o nosso dia, ouvimos música. Eu já tinha o hábito de pôr CDs de jazz durante o pequeno-almoço para os miúdos ouvirem, mas agora, com o smartphone e o Spotify, é muito mais fácil ouvir música e fazêmo-lo ao pequeno-almoço, ao jantar e, basicamente, sempre que a televisão está apagada. Graças à portabilidade do smartphone e às escolhas quase ilimitadas do Spotify, eu ouço música para fazer praticamente tudo: trabalhar, limpar a casa, lavar a louça, estender a roupa..

Resumindo, passámos de quatro televisões em casa para uma. E foi das melhores mudanças que fizemos em direcção a uma vida mais simples e feliz.

18 comentários:

  1. Bom dia Rita! Eu também só tenho uma tv em casa e não sinto falta de mais nenhuma. Confesso que mal vejo tv, e quando vejo é, tal como tu, apenas aquelas series da fox life ou do AXN que eu deixo a gravar pela box. Sempre vejo tv pelas gravações e costumo utilizar o botãozinho de "adiantar" no telecomando para passar os anuncios todos a frente, não tenho paciencia para eles!

    ResponderEliminar
  2. Eu também só tenho uma, mas foi sempre uma opção. Fui educada assim, sempre se teve só uma tv em casa! Quando era miúda queria uma no quarto, mas a minha Mãe nunca deixou, achava que já estávamos tão pouco tempo juntos que com tv no quarto então...
    O meu marido diz na brincadeira que até parece mal, até porque trabalho numa loja de electrodomésticos, eheheheheh
    também fazemos assim: a miúda vê de manhã e quando chega da escola. Gosta de ver o Winnie the Pooh antes de ir dormir, a seguir a isso ai para a caminha e nós ficamos com a tv à nossa conta.

    Ah, eu também vejo a Grey, comecei a ver do início há uns meses! ;)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  3. Nós por cá já só temos uma Tv com 4 canais. A filha vê os desenhos animados de manhã na rtp2 no máximo 1 hora. Os pais vêm o telejornal à hora do almoço e à hora do jantar na sic. À noite vemos um programa qualquer ou um filme que dê na rtp. Nos dias do Socrates, não há tv e saimos para jantar fora...........

    ResponderEliminar
  4. Olá Rita,
    Cá em casa também só há uma tv por opção.
    Mais depressa chego a casa e ligo o rádio que está na cozinha, para me sentir acompanhada do que a tv.
    No quarto nunca tive, nem quero! Mais depressa sou capaz de comprar uma mini aparelhagem para ouvir rádio ou algum cd, do que a tv.
    Cada vez mais ver tv me deprime; preciso de coisas que me puxem para cima, não que me arrastem para baixo...
    Ainda bem que não me sinto sózinha em ser a única só com uma tv.
    Bjs,
    Teresa C.

    ResponderEliminar
  5. Fiz isso há alguns anos em casa, eu tinha 3 uma para cada membro da familia, mas dei piti e ficamos somente com 1 também, e com isso melhoramos muito o entrosamento e a comunicação entre nós..bjim

    casacoisascia.blogspot.com

    ResponderEliminar
  6. Oi Rita, aqui em casa só temos uma televisão também e quando estou sozinha em casa, dificilmente ela é ligada.
    Quem assiste mais é meu marido e dessa forma não vejo porque ter uma televisão em casa cômodo. Penso que é importante ter os momentos de fazer as refeições e poder conversar sem distrações, ou de descansar, por isso nunca gostei de televisão no quarto.
    Um grande avanço você conseguiu saindo de 4 para 1, parabéns!

    ResponderEliminar
  7. Excelente iniciativa!
    Desde que optámos por reduzir os gastos com a ZON e abdicar do pacote de canais, que nem televisão vemos! Supostamente ficaríamos com o sinal apenas dos 4 canais mas afinal nem isso... Para ver notícias durante o jantar ou qualquer outra coisa que queiramos, ligamos no pc.

    ResponderEliminar
  8. Olá Rita! Os meus aplausos para esta medida! :)
    Cá em casa temos duas televisões, uma na sala e outra no quarto. A do quarto só funciona para o marido adormecer, de resto ligamos a da sala. Eu, prefiro o rádio porque as novas tecnologias de que fala ainda não pairam por aqui!
    Beijinho e continuação do bom trabalho!

    ResponderEliminar
  9. Processo idêntico ao de cá de casa. De 4 para 1:
    A 1ª foi a do nosso quarto (avariou e já não se substituiu);
    a 2ª foi a quarto dos miudos (quando separámos meninas num quarto e o rapaz no outro, para não haver diferenças, optámos não por comprar mais uma, mas por eliminar a que existia);
    a 3ª foi a da cozinha (quando veio o TDT, foi-se a televisão).
    Restou a da sala, chega e sobra para os 5 e muitas vezes desligada por opção!

    ResponderEliminar
  10. Ola, nos aqui em casa- um casal e gemeos de seis anos- nao temos televisão! Ouvimos música, brincamos e trocamos ideias. Rosa

    ResponderEliminar
  11. Adorei a ideia do spotify a acompanhar as refeições :)

    ResponderEliminar
  12. Tenho duas... Uma na sala, outra no quarto da filha adolescente. No meu quarto, ou na cozinha, nunca tive, não vejo mesmo utilidade. O ideal seria ter apenas a da sala, mas preciso respeitar as necessidades de minha garota: adolescentes gostam de ter seu próprio espaço. :)

    ResponderEliminar
  13. Temos uma. Em casa da minha mãe, onde ainda vivem os meus irmãos e para onde mudámos há cerca de 7 anos, também sempre só houve uma. Tive, em tempos, na casa anterior, uma televisão no quarto que partilhava com a minha irmã porque aproveitámos a televisão antiga quando os meus pais compraram uma mais recente (que ainda dura). Usávamo-la para ver as séries e filmes que queríamos enquanto os pais viam os telejornais e debates. Não é um aparelho que me faça falta nem que use muito (sobretudo agora que podemos ver filmes e séries no computador). Usamo-lo, agora, para isso mesmo: séries e filmes (e ele para o futebol). Não a ligo quando chego a casa e já passei pela experiência de estar vários dias seguidos sozinha em que nunca a liguei. Mil vezes música e livros. Curiosamente, acho que, sem essa intenção, os meus pais acabaram por me mostrar que a televisão não é essencial e eu tenciono reproduzir isso mesmo com os filhos que vierem. :)

    ResponderEliminar
  14. Aqui temos duas. Não ligo muito pra tv, meu filho assiste mais dvd's educativos, essas coisas.
    Marido só usa a tv do quarto pra jogar depois que o baby dorme. Gostamos mais de seriados e filmes, então só assistimos depois que o bebê dorme. Mal sabemos o que passa na tv rs

    ResponderEliminar
  15. Eu não tenho nenhuma e não me faz falta.
    E mesmo em casa dos meus pais, onde só há uma a maior parte das horas está desligada...

    ResponderEliminar
  16. Cá em casa nem uma! Séries vemos na net se queremos e a verdade é que não sinto falta nenhuma!

    ResponderEliminar
  17. Na minha casa temos uma tv só e vamos lidando bem com isso apesar das disputas eventuais que surgem mas não são complicadas nem trapalham realmente. Gostamos muito de programas de debate e de esportes e por isso a tv vem a calhar. Eu sou quem gosta dos seriados e a única que os vê em minha casa.

    ResponderEliminar
  18. Olá! Cá por casa temos muita tralha mas televisão só há uma e somos 4. Os noticiarios são dos pais e as manhãs dos miudos. A noite se conseguirmos estar acordados vemos séries tambem mas a miudagem já é suposto estar a dormir. Se não estiver temos pena. A televisao nessa hora é do pai e da mãe! :)

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...