07/01/2013

O poder do menos


The Power of Less é um dos livros do Leo Babauta, um dos precursores do minimalismo na era moderna. The Power of Less, ou o poder do menos, é um dos livros fundamentais do minimalismo, tanto da sua filosofia como da sua aplicação prática. É um livro que já li pelo menos 3 vezes. 

O livro é mais orientado para a produtividade e gestão do tempo, definição de objectivos, projectos, tarefas e rotinas. Está dividido em duas partes: os princípios e a prática. 

Os princípios da produtividade são seis: estabelecer limites, escolher o essencial, simplificar, focar, criar hábitos e começar devagar. A teoria por trás destes princípios é explicada na primeira parte e depois aplicada à vida do dia a dia. 

A segunda parte do livro é sobre a aplicação destes princípios ao estabelecimento de objectivos, projectos e tarefas, ao email, à internet, aos papéis, aos compromissos, às rotinas.

Em relação aos objectivos, o Leo é apologista (ou era) do One Goal System, ou seja, devemos focarmo-nos num só objectivo de cada vez. Devemos também elaborar uma lista de projectos em que estamos envolvidos, mas dessa lista devemos escolher apenas 3 e completá-los antes de iniciar outro. Os projectos são divididos em pequenas tarefas e em cada dia devemos estabelecer as 3 tarefas mais importantes (MITs) para esse dia, focarmo-nos nelas e completá-las antes de fazer outra coisa. As longas listas de coisas para fazer, que geralmente nunca são todas feitas, só trazem stress e desilusão. As pequenas tarefas, como fazer telefonemas, recados, arquivar papéis, etc., devem ser feitas em batches, ou seja, devem ser agrupadas e feitas todas de seguida.

Em relação à gestão do tempo, o Leo, claro, tem uma abordagem minimalista e aberta. Diz ele que em vez de deixarmos a nossa vida ser regulada pelo calendário, devemos deixá-la ser regulada pelo momento. Para gerir o tempo de forma simples e descomplicada, devemos estabelecer as tarefas mais importantes para o dia e fazer uma coisa de cada vez (single-task). Em vez de organizarmos e tentarmos fazer mais e mais, as tarefas devem ser simplificadas, reduzidas ou mesmo eliminadas. Para gerir o tempo, o Leo sugere duas ferramentas apenas: um calendário (de papel, digital como o Gcal, ou o que der mais jeito) e um bloco de notas (de papel ou um ficheiro no computador).

Mas como é que se aplicam estes princípios e estratégias à nossa vida? Seguem-se posts sobre o assunto. Entretanto, aconselho mesmo a leitura do The Power of Less. Não é um dos meus livros de cabeceira (porque não tenho mesas de cabeceira!), mas é um livro no qual pego e releio com frequência.

7 comentários:

  1. Acho os principios muito bons, no sentido em que devemos cortar tarefas nao essenciais e focar-nos no que temos para fazer e faze-lo. e giro no entanto comparar isso com a nossa maneira feminina de trabalhar: multi-tasking. Acho que requer imensa disciplina. Mas comecando aos poucos acho que e facil depois continuar a seguir :)

    ResponderEliminar
  2. depois de ler o que já havias escrito aqui sobre o livro, comprei-o e li-o... duas vezes!
    é realmente bom, muito obrigada pela sugestão! aliado ao que escreves e às palavras do Leo, a minha vida tem descomplicado e destralhado bastante neste último ano! ainda bem, porque agora com um mini ser a caminho, o tempo para as pequenas coisas com ele vai ser crucial! além de tempo, espaço físico e mental, ganhei coragem para me lançar num outro projeto pessoal... mas depois aviso!
    aguardo os próximos escritos e até lá,
    beijinhos da costa alentejana, Xana

    ResponderEliminar
  3. Olá Rita! Primeiro que tudo, adoro o blog. A forma simples e próxima como escreves, os exemplos práticos da tua vida motivam-me a fazer mudanças na minha também. Depois deste post fiquei com muita vontade de ler o livro, efectivamente sinto que vivo a correr, até descansar o faço a correr. E sinto que é preciso desacelarar, afinal o que é que levamos quando partimos?
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  4. Já o estou a ler pela segunda vez. Acho que, pelo menos neste momento, posso dizer que o Leo Babauta é o meu 'guru' - estou inclusive inscrita no programa "Sea of Change"...
    Gosto imenso do teu blogue, e embora esteja a dar passinhos de bebé (que às vezes me parecem ser para trás) estou a gostar muito de fazer parte do grupo 'Bom dia manhãs'
    Continua, e força
    B'jinhos,
    Fatima B.

    ResponderEliminar
  5. Rita, te descobri por acaso procurando modos de costurar coasters, vi os marcadores de livros, fiz vários para presentear com os livros que ofereci no Natal, muito obrigada por partilhar isso. Fiquei muito tocada pelo teu blog, vai muito na direção do que quero para minha vida, estou lendo algumas coisas, vou encomendar o livro do Babauta, muito inspiradora sua maneira de escrever e se revelar. Um abraço do Brasil,feliz 2013

    ResponderEliminar
  6. Gostei muito desta "revisão" do livro, obrigada! Já tinha andado a olhar para ele... talvez me renda, desta vez :)

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...