06/09/2012

Eu não faço tudo sozinha

Serve este curto post só para esclarecer uma dúvida que muitas leitoras parecem ter em relação à divisão de tarefas cá em casa, pois ao que parece, parece-lhes que eu faço tudo ou quase tudo sozinha. Nunca na vida!! 

Sim, eu sou responsável pela organização e destralhamento das coisas, pelo orçamento, faço a gestão do nosso dinheiro e faço limpezas (porque adoro, como explicarei num post seguinte). 

Mas o J. cozinha a maior parte das vezes, faz todos os trabalhos de electricidade, canalização, pintura, manutenção e arranjo de electrodomésticos, limpa o aquário dos peixes (que é bem grande), o terrário da iguana e a banheira das tartarugas (eu apenas mudo o caixote dos gatos), lava as varandas com lixívia, aspira o chão da casa toda (sem eu lhe pedir), trata da manutenção dos carros (eu limito-me a pôr combustível), vai às compras, estende a roupa, vai buscar os miúdos à escola (eu vou pô-los), vai com eles às actividades (vamos os dois), joga à bola com eles, brinca muito mais com os miúdos do que eu (brincadeiras de rapazes) e faz praticamente tudo o que eu lhe pedir (incluindo pintar a casa sempre que me dá na cabeça e mudar cabos e fios eléctricos porque me apeteceu mudar a mobília de sítio).

Os miúdos fazem as suas camas e arrumam o seu quarto, ajudam a pôr e a levantar a mesa, dão comida aos animais e de há uns tempos para cá também gostam de limpar a casa (aspirar e limpar o pó).

Portanto, eu não faço tudo sozinha e vivendo com mais três pessoas, jamais o faria! Aqui em casa somos uma equipa e trabalhamos em conjunto. Se calhar parece-vos que faço tudo sozinha porque obviamente falo mais sobre as coisas que eu faço e deixo os homens de fora dos textos aqui do blog, mas se era isso que pensavam, fica então o esclarecimento...

13 comentários:

  1. Ora, cá em casa também sou a gestora do dinheiro e responsável pela organização das tarefas, mas é tudo dividido. :)

    ResponderEliminar
  2. Parece-me bem, aqui também funciona em equipa, também não vejo como pode funcionar doutra maneira, para isso é melhor viver sozinho....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho a mesma opinião que tu António mas infelizmente, viver com uma pessoa que só se interessa por gadjets e não é minimamente arrumado...é o meu dia a dia, há já 5 anos, ,mas infelizmente cansei e agora trato de mim e da filhota e o resto logo se verá!!!!
      É de louvar um homem pensar assim!

      Eliminar
  3. E muito bem esclarecido :) Uma equipa precisa sempre de alguma coordenação, claro, mas não faz sentido continuar-se a falar em "ajuda" quando se fala do trabalho dos homens em casa. E penso que é fundamental que as crianças aprendam desde cedo a desenvencilharem-se (é dos maiores legados que se lhes pode deixar).

    ResponderEliminar
  4. Que homem maravilhoso tu tens !! :))
    como consegues ? e os filhos ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo maravilhoso! Os filhos também são (a maior parte das vezes...)

      Eliminar
  5. Daí o comentário que deixei quando deste a sugestão de fazer este ciclo de posts. Porque, para mim, não faz qualquer sentido viver numa casa em que só uma das partes faz e colabora. Um prjecto deste calibre (o todo, não este que estás aqui a desenvolver em concreto de organizar a vida em 7 dias) só vale se for feito com toda a gente que habita o mesmo espaço. A minha questão foi no sentido de perceber se o teu companheiro sempre se mostrou receptivo a estas mudanças no vosso dia-a-dia ou se foi preciso "convencê-lo" e sim sim, como! :p

    Beijinho e obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ele é impecável nestas coisas. E faz muito mais que a maioria dos homens que conheço. Mas se só cozinhasse, eu já ficava feliz!

      Eliminar
  6. :D muito parecido com lá em casa, só que eu é que estendo a roupa e passo, senão as molas "perdem-se" e eu gosto de passar a ferro.
    a criança é que não faz assim tanto, sou eu que ponho a mesa e levanto e sempre que posso tiro a louça da máquina senão também não fica arrumada como quero :D
    mas nem me aproximo da cozinha

    ResponderEliminar
  7. :) Ainda bem! Não era o que pensava (tinha e tenho outra ideia da busy woman rita) mas era o que parecia, por isso perguntei como se encaixava tudo. É aliás um bom tema de discussão - com o conciliar estas ideias minimalistas com a família (o babauta fala frequentemente disto).
    Ás vezes parece que estes conceitos são mais apelativos para mulheres porque ainda é sobre elas que cai a maior parte das responsabilidades domésticas. Mas isso é outra conversa!
    Obrigada pelas dicas que vais publicando! (e pelo esclarecimento :))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A minha sorte é que o J. já era minimalista sem o saber e também não gosta de tralha acumulada nem coisas sujas...

      Eliminar
  8. a minha duvida eterna... onde há tmepo para tudo, será que organizaçãoé sinonimo de ganho de horas?
    beijinhos Namaste
    Adoro o teu blog, continua a inspirar-nos

    ResponderEliminar
  9. Olá Rita! Sei que você já é bastante ocupada, mas se você puder falar um pouco de Faro, ficarei muito grata

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...