24/05/2012

Planear viagens ao estrangeiro

Já aqui falei de como fazer a mala para andar de avião. Mas antes disso há que planear toda a viagem. Eu gosto de planear as coisas, não ao pormenor, mas em linhas gerais, para depois não ter surpresas nem perder tempo. Aqui ficam algumas dicas...

1. Marcar a viagem de avião
Eu gosto de viajar na TAP e só escolho outra companhia se for para um destino não servido pela TAP. A primeira coisa que faço quando planeio uma viagem é comprar os bilhetes de avião, pois quanto mais cedo, mais baratos são (geralmente). Compro os bilhetes online e prefiro os voos da manhã aos da tarde, por um motivo. Já trabalhei no aeroporto de Faro e quando havia algum problema com algum voo, por exemplo, quando um voo era cancelado por problemas técnicos, os passageiros poderiam viajar no voo seguinte (no caso de de haver mais que um voo diário da companhia para o mesmo destino). Se o voo cancelado fosse o último do dia, os passageiros tinham que ficar em terra e passar a noite no hotel. Por isso, prefiro ir sempre no primeiro voo, pois se acontecer alguma coisa, ainda tenho outros voos no mesmo dia (não para todos os destinos TAP, mas para muitos).

2. Marcar o hotel
Geralmente marco o hotel através do site booking.com. A escolha é enorme, a informação acerca dos hotéis é bastante completa e as críticas de outras pessoas são muito úteis para ajudar a escolher um hotel. Normalmente valorizo a localização do hotel e proximidade a transportes públicos. Uns dias antes da partida, telefono sempre para o hotel para confirmar a reserva.

3. Ver os transportes do aeroporto para o hotel
Com o voo e hotel marcados, vejo as maneiras de me deslocar do aeroporto para o hotel. Por exemplo, quando vou a Kiel, tenho que voar para Hamburgo e à porta do aeroporto pára um autocarro que vai para Kiel. Vejo os horários e o preço dos bilhetes. Para o regresso, vejo de novo a que horas tenho que apanhar o autocarro para chegar a tempo ao aeroporto. Por fim, vejo de que forma posso ir do autocarro para o hotel - a pé ou de transportes públicos. Se for a pé, imprimo um mapa do google maps com o caminho.

4. Ver o que vou visitar
Por fim, não faço planos rígidos, mas vejo mais ou menos o que é que quero visitar no sítio para onde vou viajar. Museus, monumentos, jardins, seja o que for. Vejo a localização, maneira de lá chegar a partir do hotel, horários de funcionamento e preços de entrada. Como a maior parte das vezes que viajo é em trabalho, não me sobra muito tempo para fazer turismo, mas tento marcar sempre um dia a mais no meu destino para passear!

E vocês, planeiam as viagens ou vão à aventura?

4 comentários:

  1. Hahahaha Queria ter escrito um comentário em anónimo e acho que acabou por ir c o meu email; não é grave ;-) mas se fores publicar preferia que publicasses este s.f.f. ;-) Estava a dizer que como trabalho na TAP gostei muito de ler este post ;-) E aproveitei para dizer que sim, também faço como tu, e acrescentei que também é bom comprar os bilhetes para museus e outras atracções turísticas com antecedência através da Internet pois normalmente há "pacotes" vantajosos comprados por esta via. Também sugiro ir espreitando com antecedência sites de compras em grupo para o país e cidade em causa, pois pode haver possibilidade de fazer muito bons negócios, por exemplo para jantares ou passeios. Bjs, Mar.

    ResponderEliminar
  2. Olá, alguem me deixou o seu contacto como sendo capaz de me identificar "isto" http://coisasdefazer.blogspot.pt/2012/05/embrioes-de-tubarao-shark-embryos.html#comment-form

    Foram apanhados na praia de Santo António na Páscoa passada.

    Obrigada. O seu blog parece-me ter a ver comigo, vou ver com mais detalhe.

    ResponderEliminar
  3. Eu faço mais ou menos o mesmo que tu. No ponto 4, também não faço planos rígidos, mas geralmente tenho sempre um plano pré estabelecido, sujeito a alteração, claro, mas que serve apenas para me organizar e não me dispersar. Não dou dada à aventura, tipo ir com uma mochila ao sabor do ar!

    Pessoalmente também prefiro a TAP, seguida da Lufthansa. Mas recentemente tive um problema com o Call Center da TAP que me deixou deveras mal impressionada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai, a Lufthansa! Também gosto, mas no outro dia o meu voo da Lufthansa de Hamburgo para Frankfurt partiu atrasado porque... não havia tripulação!! Mas a Lufthansa é bem mais cara que a Tap.

      Eliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...