07/01/2012

Dia de Reis com bolo rainha homemade


Como já referi, quero criar novas tradições familiares com os miúdos. Ontem foi o primeiro dos festejos deste ano, o Dia de Reis, dia de arrumar as decorações de Natal e comer bolo rainha (não gosto nada de bolo rei por causa da fruta cristalizada...).

Pela primeira vez fiz um bolo rainha, seguindo esta receita:

- 1 pacote de preparado para pão brioche Branca de Neve
- 200 mL de água
- c. 100 g pinhões
- c. 100 g nozes
- c. 100 g amêndoas
- 1 gema de ovo batida
- 1 clara de ovo batida

Misturei a farinha com a água na máquina de fazer pão, adicionei os frutos secos (deixei alguns de lado para decorar o bolo), e amassei a massa novamente na mfp.
Pus a massa num tabuleiro coberto de papel vegetal e dei-lhe a forma do bolo. Pincelei com a gema de ovo e coloquei mais frutos secos em cima.
Foi ao forno a 180ºC durante 30 minutos.
Pincelei com clara de ovo batida e espalhei açúcar branco em pó (pulverizado na bimby).

Não ficou muito doce e devia ter levado mais açúcar em cima, mas no geral ficou bom!
Vou congelar o que sobrou para ir comendo ao pequeno-almoço!


10 comentários:

  1. Catarina Albuquerque07/01/12, 17:19

    Olá! Gostava de ter uma recomendação/opinião. Estou a ponderar comprar uma máquina de pão, é realmente útil? Dá-lhe muito uso?
    Tenho receio de a comprar e ser mais uma coisa na prateleira a ocupar espaço.

    Obrigada pela atenção

    ResponderEliminar
  2. Olá Catarina,
    sinceramente, eu não uso muito... Usei por acaso para fazer o bolo, mas de resto...
    O problema é que cá em casa, além de mim, mais ninguém gosta do pão feito na máquina... Claro que eu podia tentar novas receitas, mas como não sou muito dada à cozinha...
    Mas acho que se explorar bem todas as potencialidades da máquina, vale a pena, pelo que leio noutros blogs...
    bj
    rita

    ResponderEliminar
  3. Em relação à mfp, ofereceram-me uma no Natal passado e já fiz vários pãezinhos: de mistura, branco, cereais e ontem até de chocolate (e todos ficaram comestíveis)! Não dá trabalho nenhum mas o que gosto mais é o cheirinho do pão quente acabadinho de fazer de manhã(dá para deixar os ingredientes à noite na mfp).

    ResponderEliminar
  4. Olha que bom aspeto que tem o teu bolo e com um cházinho ao pequeno almoço isso é que vai ser! Eu optei por não fazer enquanto durar o bolo rei que por aqui anda (é que eu também não gosto muito mas foi oferecido...)

    Bjs
    Anuskas

    ResponderEliminar
  5. Que bom!!!
    Isso dos rituais é só espectacular!
    Nós por cá fizemos, como é habitual, a galette des rois (tradição em frança) e fomos comê-la a casa de uns amigos. Fizemos as coroas, também!
    Quero ver se coloco o post amanhã. Gosto de rituais, Rita! Que bom que é também partilhares os teus! :)

    ResponderEliminar
  6. Por cá a tradição é comprar um bolo rei e retirar as decorações de natal. O teu bolo tem óptimo aspecto, tenho de experimentar! :)

    ResponderEliminar
  7. Olha que parece ter um aspecto delicioso. Cá por casa aproveita-se o Bolo Rainha que sobra e fazem-se umas torradinhas delciosas :)

    ResponderEliminar
  8. Este Natal e Passagem de Ano, fiz 4 bolos rainha na mfp.
    Ficam muito bons.
    Para mim a MFP é um mimo.
    Faço pães, massa para pizza, bolos, compotas...
    Nunca mais fiz um bolo no forno. Aquilo amassa e coze, não tenho de me preocupar com mais nada. :P
    Bjs

    ResponderEliminar
  9. Olá Rita! Depois da opinião em relação mfp, qual é a sua opinião/uso da Bimby? Há quem use muito e quem não use nada. Será que depois da compra e da novidade inicial,ela (Bimby) se transforma em tralha? Como se interliga o minimalismo e a Bimby?
    O minimalismo não é apologista de comida simples e pouco processada?

    Obrigada e parabêns pelo blog.

    Bjs
    Alexandra

    ResponderEliminar
  10. Alexandra, a bimby simplifica-me a vida. Antes da bimby não cozinhava (porque não gosto e não tenho jeito), desde que tenho a bimby cozinho muito mais, ou seja, vou comer fora menos vezes e compro menos refeições já feitas.

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...